redacao@gritoregional.com.br     (67) 9 8175-8904

Tudo sobre a região do Anhanduizinho

Tudo sobre a região do Anhanduizinho

           

Campo Grande, sábado, 23 de dezembro de 2023.

20º Campeonato Santa Emília

Sempre preparado e ao ver o time com alguns desfalques, Borracha, um dos donos do AMB, troca de roupa, entra em campo e mostra a sua habilidade

Por Gilson Giordano em 05/04/2022 às 15:50

Mewsmo estando um pouco acima do peso normal, como evidencia foto, Borracha (d) entrou no jogo, correu e somou ao lado dos demais atletas do AMB (Foto: Divulgação)

Claro que, nas infinitas proporções, mas os times que participam do futebol amador nos campos espalhados pelos bairros da Capital de MS, proporcionando alegria aos moradores da localidade, até que nessa infinita escala, poderia ser comparado aos chamados “times de ponta” do futebol profissional brasileiro e para tanto, basta fazer a seguinte comparação: Os chamados “times de ponta”, participam dos campeonatos estaduais, Copa do Brasil, Campeonato Brasileiro, Libertadores, Sul-americana, Copa Nordeste entre outros.

No futebol amador, pelo fato de o mesmo ser disputado basicamente nos fins de semana, rara as exceções no transcorrer da semana, têm times que participam de até quatro campeonatos ao mesmo tempo. Menos mal para quem tem elenco maior, composto por até 30 jogadores, pois caso o time tenha dois compromissos paralelos aos fins de semana, pode dividir o elenco e atender os dois compromissos.

Campeonatos

Tal como nas competições de profissionais,  onde os times correm atrás milhões de dólares ou euros, no “amadorzão”, os times, claro e lógico mais modesto, correm apenas atrás de “alguns mil reais”  e pro isso, participam dos mais variados campeonatos e por exemplo, além da competição no bairro Santa Emília,  têm times  inscritos nos campeonatos da Funesp, Alves Pereira, Guanandizão,  Jardim Centenário, Albuquerque, Buracão, Buracanã, Talismã, Tia Eva, Oliveira, Macapá, claro que não em todos, mas na maioria deles, os times participam de forma paralela.

Como se não bastasse essa relação de competições existentes, têm diretores de times que andam com celular nas mãos aguardando o anuncio das aberturas de inscrições dos campeonatos do Jardim Campo Nobre e das Moreninhas, ambos previstos para serem iniciados no mês de maio.

Com detalhe, no futebol amador também com jogador de reconhecida qualidade técnica, muitos ainda bem jovens, mas que não ficaram no futebol profissional, devido “às dificuldades” existentes e uma delas é a falta de um empresário de “peso”. Sem eles, esses craques voltaram para sua terra natal e hoje dão show pelos campos dos bairros da Capital de MS.

AMB

Mas ao que tudo indica esse não é o caso do time dos Amigos do Mosquito e Borracha, que se tornou famoso pela sigla A.M.B., que já impôs medo na modalidade, ao vencer várias competições.

Borracha

Tal como um dos grandes times do futebol brasileiro, que disputa várias competições quase que paralelas, sábado (2), o time do A.M.B. teve que estar presentes em duas competições que o mesmo participa entre uma delas, no 20º Campeonato Santa Emília, onde no segundo jogo que abriu a rodada passada, o time enfrentou os Mercenários.

Até ai tudo bem e nada de anormal. Mas como houve a divisão no elenco, sendo que um grupo de jogadores foi para um campeonato e o outro para o bairro Santa Emilia, sendo que neste faltou um atleta para completar o número de jogadores em campo, para que a partida fosse iniciada.

Por sorte, quem transportou esse grupo de jogadores até o bairro, foi um dos dirigentes, Borracha, que por via das dúvidas e para evitar as desagradáveis surpresas, normalmente ele faz a auto-inscrição em um campeonato e o Mosquito, no outro.

Com um jogador a menos para enfrentar o bom time dos Mercenários e mesmo contando com os chamados “medalhões”, Borracha não esperou muito, correu se trocou e devidamente uniformizado, entrou em campo, completando o número legal de nove jogadores para iniciar a partida.

Mesmo estando “um pouco fora de forma”, ele justificou plenamente a sua inscrição contribuindo e muito, distribuindo bem as jogadas, fazendo firme marcação, orientando a melhor postura aos demais jogadores em campo e com isso contribuiu e muito, para que o time do ABM terminasse o jogo com o empate por um gol.

No fim do jogo, ele foi muito festejado e aplaudido pelos demais atletas, pela performance demonstrada ao longo dos 58 minutos de partida.

Segurágil

Para evitar tal problema, pois um dos diretores, Djalma, não está bem fisicamente e como o time do Segurágil também inscrito na 1ª Copa Campo Grande de Futebol Society, a diretoria do mesmo, sabiamente, solicitou com antecedência o adiamento da partida contra o time do Bravo, que foi plenamente atendida pela Funesp e com isso, pode comparecer com a força máxima no jogo programado para o campo do bairro Santa Emilia, onde não fez feio e goleou o novato time do Marçal Terena, pelo placar de 4 x 1.

As duas partidas que marcaram a abertura da rodada foram dirigida pelo árbitro Alan Larios Lezzo que a exemplo das outras vezes e como sempre, não comprometeu,  colocou apenas as 17 regras em pauta e baseado nelas, conduziu os jogos de forma tranquila e segura, evidenciando uma vez o porque é um dos melhores árbitros de futebol no Estado de MS.

Domingo

A complementação da rodada foi domingo (3), mas tudo dentro da “normalidade” e mais quatro jogos de boa qualidade técnica foram disputados, com a marcação de mais 12 gols que somados aos sete marcados sábado, totalizam 19 tentos, com a boa média de 3,66 gols por jogo.

Na abertura, o time do R9, talvez até tenha pensado que, poderia tirar proveito pelo fato de o adversário, time do Lopes Gás, ter viajado 70 km, no deslocamento de Sidrolândia, sede do time, até a Capital, para o jogo, mas o que se viu foi um time que justificou plenamente o nome e com muito “gás” deu trabalho para os Campo-grandenses e a partida terminou empatada por um gol.

No segundo jogo da festiva manhã do futebol amador da Capital de MS, o MS Oliveira, “pintou” pra cima do Manu Pintura, a quem venceu pelo placar mínimo.

Na base do “nós” ou “eles”, o time do Independência, soltou o grito da garganta para vencer o Náutico, pelo placar de 2 x 1 e encerrando a rodada, o Sport3 caiu na Real quanto à sua potencialidade técnica, ao derrotar o Clube Brasil/Olímpia, pelo placar de 4 x 2.

O 20º Campeonato de Futebol Amador Santa Emília é promovido e organizado pelo desportista Cleiton Ferreira, que também é presidente da UEFA-MS, em parceria com a Associação de Moradores do bairro, na pessoa de Júlio, o presidente.

1 Comentário

  1. Vair disse:

    parabéns pela matéria continue sempre

Os comentários estão fechados.

Exibir botões
Esconder botões